Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Textos » Web rádio dando suporte à cidadania

Textos

Web rádio dando suporte à cidadania

Oficina ministrada durante o 18º FIG explora o conceito do princípio básico de circulação da informação através da rede

Desde o século XIX já se compreendia a força e a capacidade de alcance daquilo que viria a ser a telecomunicação. Hoje, a aliança entre as potencialidades de cada veículo de comunicação com a internet, dispensando mega infra-estruturas e intermediários, configura o espaço virtual como uma importante ferramenta de difusão e resistência política e cultural. Foi a partir dessa idéia que surgiu a oficina Do teleauxiofono à web rádio – A comunidade falando para o mundo, que aconteceu no 18º Festival de Inverno de Garanhuns, realizado no mês de julho, na cidade de Garanhuns, no Agreste pernambucano.

O curso, promovido entre 21 e 25 de julho, teve como objetivo formar jovens comunicadores, a partir do rádio e de sua força como mídia de massa, só que acentuando o caráter cidadão, do respeito e da afirmação da identidade cultural. As aulas são resultado de uma parceria entre o Ponto de Cultura Negras Raízes com o Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Livres, primeiro Pontão de Cultura Digital de Pernambuco.

Durante cinco dias cerca de 20 jovens tiveram aulas práticas e teóricas sobre produção e realização da atividade radiofônica, orientados pelos oficineiros Gabriel Furtado e Robinho. De acordo com Robinho, a base de conhecimentos dos participantes dessa oficina foi sedimentada sobre a comunicação comunitária, para que eles tenham a oportunidade de replicar a experiência no lugar onde moram. “Ensinamos os tipos de programas de rádio, como elaborar um roteiro e as etapas necessárias para levar um programa ao ar, seja em freqüências eletromagnéticas ou via web”, descreve.

Outro diferencial do projeto é a utilização de softwares livres - plataformas que têm o código-fonte aberto podendo ser usados, copiados, estudados, modificados e redistribuídos sem nenhuma restrição - para execução das atividades. “O uso dessas tecnologias fortalece o nosso trabalho por causa da filosofia da generosidade intelectual, do compartilhamento, intrínseca ao software livre”, explica Gabriel Furtado, que também trabalha com VJing no projeto Media Sana.

O resultado da oficina, um programa de rádio com dois blocos, foi disponibilizado no site iTEIA (iteia.org.br).

Audiovisual - Durante o 18º FIG, o Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Livres também ofereceu, de 21 a 25 de julho, a oficina Comunicação em Vídeo: A Imagem Fala, procurando revelar as vivências locais de acordo com o olhar da comunidade, através do uso da imagem. Além da produção de pequenos vídeos, os alunos também foram incentivados a desenvolver senso crítico sobre os meios de comunicação.

Documentos anexados

Visualizações: 3.102
Gostou?! Então vote!
  • 0 pessoas votaram Sim
  • 0 pessoas votaram Não

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo