Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Jornal iTEIA » Turnê Mestre Zé do Pife e as Juvelinas chega a São Paulo

Jornal iTEIA

19.08.2014 - 18h30

Turnê Mestre Zé do Pife e as Juvelinas chega a São Paulo

De Brasília a São José do Egito, grupo parte ao encontro de grupos tradicionais e das raízes do mestre Seu Zé

Keyane Dias

ampliar Chico Furtado

Mestre Zé do Pife e as Juvelinas, tradicional banda de pífanos formada em Brasília, está viajando pelo Brasil. Entre 15 de julho e 8 de setembro, o grupo sai do DF para passar por três estados com a circulação musical “De Brasília a São José do Egito”. O pouso final da caravana, que já movimentou grupos e comunidades de Pernambuco e Ceará, será em Campinas e São Paulo capital.

Ao passar por três estados e pelo DF, a ideia é trocar saberes e experiências no encontro com grupos tradicionais e oferecer apresentações, cortejos e oficinas. O resultado esperado é a comunhão com os grupos anfitriões e a população das cidades visitadas. Uma jornada não apenas de apresentações culturais e pesquisa, mas também de resgate e de divulgação da cultura popular brasileira.

Mestre Zé do Pife e as Juvelinas pousa em Campinas entre 28 de agosto e 1º de setembro, onde se encontrará com o grupo local Flautins Matuá. Será um intercâmbio sobre a pesquisa do pife em uma roupagem contemporânea. De 2 a 7 de setembro, a turnê “De Brasília a São José do Egito” se despede da estrada na capital paulista, onde encontrará a tradicional Banda de Pífanos de Caruaru, formada há 87 anos pela família pernambucana Biano, atualmente radicada em SP.

De volta para casa, Mestre Zé do Pife e as Juvelinas pretende trazer para o público brasiliense um pouco da experiência adquirida durante o intercâmbio com as bandas tradicionais de pífano do nordeste e sudeste do país e de todo o aprendizado com a população de cada região. Pela capital federal também serão realizados shows e oficinas.

“De Brasília a São José do Egito”
Em julho, a turnê realizou a primeira parada em São José do Egito (PE), cidade natal de Seu Zé. Lá, encontraram a Banda de Pífano de Riacho do Meio, que é a última banda de pife viva na cidade, liderada por Seu Zeca, irmão e pareia de Seu Zé. O grupo realizou apresentações e oficinas de confecção e toque do pife em escolas, para estimular a cultura popular na raiz: as crianças. No Cariri e Crato (CE), passou entre 25 de julho e 02 de agosto. Berço de muitas bandas cabaçais e de pife tradicionais, encontraram por lá o “Reisado dos Irmãos” e o centenário grupo “Irmãos Aniceto”.

A turnê “De Brasília a São José do Egito” surge para realizar o (re)encontro com a origem da linguagem da banda de pífano. Essa circulação nacional dá continuidade ao trabalho desenvolvido em 2012 no Distrito Federal, no qual Mestre Zé do Pife e as Juvelinas vivenciou trocas e apresentações conjuntas com quatro grupos representantes da cultura popular do DF: Mambembrincantes, Martinha do Coco, Sivuquinha do Acordeon e Casa Moringa.


Para saber mais e acompanhar o diário de bordo da circulação de Mestre Zé do Pife e as Juvelinas, é só acessar: zedopifejuvelinas.com.br e facebook.com/zedopife.


>>> PROGRAMAÇÃO <<<

CAMPINAS
* 30/08, às 12h – Cortejo e Show
    Apresentação na Praça do Coco, no Bairro Barão Geraldo
    Endereço: R. José Martins, 738, Barao Geraldo - Campinas (SP)

* 30/08, às 19h – Show com o grupo Flautins Matuá
    Espaço Cultural Casarão
    Endereço: R. Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n. Bairro Terras do Barão,   Barão Geraldo – Campinas (SP)


SÃO PAULO
* 06/09, às 19h
    Centro Cultural Adamastor – Cortejo e Show
    Endereço: Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo – Guarulhos (SP)

* 07/09, às 16h – Show com a Banda de Pífanos de Caruaru
    Apresentação no Centro de Tradições Nordestinas, com a Banda de Pífanos de Caruaru
    Endereço: Rua Jacofer, 615, Bairro do Limão – São Paulo (SP)


 

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo