Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Jornal iTEIA » Saiba como foi a Oficina de Produção e Linguagem do Lab Cultura Viva

Jornal iTEIA

22.08.2011 - 18h48

Saiba como foi a Oficina de Produção e Linguagem do Lab Cultura Viva

Lab Cultura Viva

ampliar Lab Cultura Viva

http://labculturaviva.org/node/644

Representantes dos pontos de cultura selecionados no primeiro edital do Lab Cultura Viva estiveram reunidos na Oficina de Produção e Linguagem, em uma imersão no município de Cachoeiras de Macacu, no Rio de Janeiro, nos dias 10 e 14 de agosto. Ao todo, cinquenta pessoas presentes: vinte pontos de cultura, duas pessoas por entidades, e mais cinco projetos suplentes, também dois por entidade.

Durante quatro dias, os participantes tiveram aulas de Roteiro, Fotografia, Edição, Produção e Áudio, visando aprofundar as referências para a produção dos documentários que serão realizados. Além das aulas, os professores se reuniram com os grupos para orientar os projetos especificamente.

No primeiro dia, a abertura contou com a participação da coordenadora geral do projeto, professora Ivana Bentes; o coordenador executivo, Manoel Correa Bignel, e o coordenador de conteúdo, João Vargas. Nas falas foram apresentados um breve histórico do projeto, a programação da Oficina e as perspectivas da Revista Eletrônica do Lab Cultura Viva.

Na quinta-feira, tiveram início as aulas gerais, abrindo pela manhã com uma exposição da professora Consuelo Lins sobre o documentário contemporâneo e seguindo pela tarde com Joana Collier falando sobre montagem; Cavi Borges sobre Produção e Stefan Hess sobre fotografia.

Na sexta-feira, as aulas seguiram com Anna Flávia Dias Salles falando sobre roteiro e Pedro Aspahan sobre áudio. À tarde todos os pontos de cultura fizeram uma breve apresentação de suas propostas de documentário, com cada dupla escolhendo sua forma de incrementar essa apresentação. Ainda na sexta, o GT Audiovisual dos Pontos de Cultura solicitou espaço para uma reunião geral, o que acabou reunindo a maior parte dos grupos presentes.

À noite começaram as orientações específicas por projeto, onde os orientadores de conteúdo puseram seus conhecimentos (fotografia, roteiro, áudio e montagem) para potencializar os roteiros, abordagens e questões de produção.

No sábado, as orientações continuaram durante o dia e ao final da tarde a equipe do Lab fez uma apresentação sobre as funcionalidades da plataforma labculturaviva.org.

Ao fim do evento, uma festa e um animado jogo de futebol aprofundaram a integração entre os participantes. Além da troca de conhecimentos, a Oficina representou uma grande oportunidade de interação entre pontos de cultura presentes, que poucas vezes têm a oportunidade de se encontrarem presencialmente.

Publicado por: heraldo hb em 22.08.2011 às 18h32
Tags: pontos de cultura, lab cultura viva
Canais: Audiovisual

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo