Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Jornal iTEIA » Estação Cultural José Ermírio de Moraes ganha um centro de referência em moda (PE)

Jornal iTEIA

03.01.2011 - 16h16

Estação Cultural José Ermírio de Moraes ganha um centro de referência em moda (PE)

Ascom Fundarpe - Jornal iTeia

A partir de 2011, a Estação Cultural Senador José Ermírio de Moraes – equipamento cultural da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em Jaboatão dos Guararapes – abrigará um projeto pioneiro no Brasil no segmento da moda. Trata-se do Centro de Referência da Moda Pernambucana, fruto de um convênio firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDEC) e a Petroquímica SUAPE. O projeto tem o objetivo de agregar valor à confecção e produção têxtil do Estado com ações na área de design, adaptação de tecnologia e capacitação cultural. Na manhã do último dia 30 de dezembro, a Fundarpe oficializou a cessão de uso da Estação para a SDEC, que fará a gestão do projeto.

O evento contou com a participação de representantes do Governo de Pernambuco, da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, de instituições de ensino superior e técnico na área de moda e dos sindicatos da indústria têxtil do Estado. O Centro funcionará - com suporte financeiro da Petroquímica Suape, uma das maiores indústrias de fiação têxtil do Brasil - como um espaço incubador de empresas na área de moda e promoverá oficinas de capacitação, rodadas de negócios, shows-room, feiras, desfiles, eventos temáticos e exposições de artistas gráficos e estilistas. Por ano, o projeto pretende receber seis empresas incubadas. Para participar, os grupos (pessoa física ou jurídica) deverão inscrever seus projetos, na área de moda, em um edital que terá lançamento anual.

“Pernambuco é o segundo maior produtor de vestuário do Brasil, entretanto não é referência em moda. Nós queremos nivelar essa referência, aumentar a auto-estima do setor têxtil, agregando valor à nossa produção com design e cultura. A ideia é que o projeto seja mesmo uma referência e se expanda, como um exemplo, para outras cidades e regiões do país. Esta é apenas a ponta de um iceberg de toda uma cadeia produtiva”, disse a estilista Magna Coeli, coordenadora do Centro e consultora da Fundarpe e do Sinditêxtil PE, que enfatiza a importância da união do Governo com a iniciativa privada para que projetos como este ganhem vida e sejam tocados.

A Estação Cultural Senador José Ermírio de Morais, que desde 2009 vem promovendo exposições, shows e oficinas culturais, continuará com suas atividades normais. A diferença é que agora o espaço também agregará o Centro de Referência da Moda Pernambucana, como uma forma de colocar a moda para dialogar com outras expressões culturais. Para receber o projeto, a Estação, que possui 650m2 de área construída (uma casa da década de 70 e um prédio anexo da década de 80), passará por uma readequação arquitetônica, que respeitará a estrutura original do edifício. O espaço – localizado à beira-mar de Piedade e que por anos foi a casa do industrial e senador José Ermírio de Moraes, do Grupo Votorantim - foi doado ao Governo de Pernambuco pela Votorantim com o intuito de que a área servisse de espaço cultural para o povo pernambucano.

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo