Pular a navegação e ir direto para o conteúdo

Tecnologia Achix
Busca
Busca Avançada
Entrar | Não é cadastrado?
Você está em: Início » Imagens » Apoio a projetos - Esculturas de Ditinho Joana, 2008.

Imagens

Apoio a projetos - Esculturas de Ditinho Joana, 2008.

Crédito: Daniel Villar - Projetos 21
Próxima
Imagem 1 de 14
Ditinho proseando com Alba Rodrigues
Visualizações: 2.453
Gostou?! Então vote!
  • 1 pessoas votaram Sim
  • 0 pessoas votaram Não
Descrição:

O artesão Ditinho da Joana, mas conhecido como Ditinho Joana, nasceu no bairro rural do Quilombo, sendo remanescente de comunidade tradicional. Ao longo da vida, sempre arteiro e observador percebeu que os troncos das árvores, galhos e gravetos por vezes tinham forma de algum objeto de algo conhecido, assim como se faz com a brincadeira dos "flocos" de núvens, coisa de interior, da roça de gente que tinha tempo e não tinha tanta informação e tecnologia, tempo de brincar e ter coração puro de criança, brincadeiras que o tempo não traz mais, mas que podemos nos permitir em algum momento de ócio. Dessa forma Ditinho sem saber estava praticando a reciclagem de materia-prima da natureza, com uma releitura de sua mente criativa e de seu olhar sobre a cultura local, transformou os pedaços de pau, leia-se madeiras que caiam das árvores da Mata Atlântica, em arte, em esculturas, ofício que aprendeu praticamente sozinho. Com o passar do tempo, soube o que estava fazendo, viu que tinha reconhecimento, foi pesquisar, teve ajuda e sugestão de amigos e amantes das artes e assim aos poucos foi conhecendo as ferramentas de esculpir madeira e suas técnicas.
Ditinho da Joana, além de um escultor é um ótimo contador de causos e muito se empenha em agradar ao visitante que vai à sua casa no bairro do Quilombo (dista 06 km do centro urbano do município) em São Bento do Sapucaí, estado de São Paulo, encrustado nos contrafortes da Serra da Mantiqueira, seguindo o famoso caminho das Minas Gerais, trilhas forjadas por trabalho escravo e frenquentada por Bandeirantes e Aventureiros que buscavam riqueza nas ditas minas de ouro e pedras preciosas. Caminho dos Tropeiros é um cantinho que São Paulo não conhece e que se confunde com Minas pelo jeitinho especial de ser, e pela estrada que rodeia os morros em um caminho peculiar, uma estrada que entra em MG e depois retorna em SP e passa por rios e córregos da bacia hidrográfica do Sapucaí- Mirim. A Projetos 21 apoia essa idéia.

Esse conteúdo foi criado e postado por:
Autorizado por:

Waku'mã Produções Artisticas e Culturais em 22.02.2010 às 20h21

Direitos Autorais:
Este Conteúdo faz parte dos canais:

Este conteúdo tem 0 Comentários

Neste espaço não serão permitidos comentários que contenham palavras de baixo calão, publicidade, calúnia, injúria, difamação ou qualquer conduta que possa ser considerada criminosa. A equipe do portal iTEIA reserva-se no direito de apagar as mensagens.

Deixe um comentário








Parceiros
Cooperação
Integração
Realização
Patrocínio

Ir para o topo